A Universidade de Évora (UÉ) abriu uma Loja Sustentável, com o objetivo de criar uma rede de partilha, envolvendo a comunidade académica e a população local. De forma a apelar à responsabilidade social, o projeto pretende promover a economia circular e fomentar um padrão de consumo mais sustentável, baseado na redução do consumo e na recuperação e reutilização de produtos.
A Loja Sustentável, localizada no Colégio do Espírito Santo, é da inteira responsabilidade dos alunos da bolsa de voluntariado da UÉ. São estes alunos que se asseguram do funcionamento da loja, através de tarefas como a receção, a triagem e a exposição de bens e o atendimento ao público.
Esta loja tem assim como objetivo promover a “a reutilização de bens”, diminuir a “geração de resíduos/desperdícios” e incitar “a economia circular” para “fomentar um padrão de consumo mais sustentável”, afirmou a academia alentejana, em nota divulgada.
Os bens recolhidos serão, posteriormente, vendidos a preços simbólicos e os fundos alcançados com a sua venda irão reverter diretamente para o funcionamento da loja, tendo sempre como objetivo revelar a sua sustentabilidade económica. As receitas adicionais vão reverter para fins sociais, a definir no âmbito da missão da Universidade de Évora.
Relativamente às doações, há pontos de recolha espalhados por alguns edifícios da academia, nomeadamente no Colégio do Espírito Santo, no Colégio Luís António Verney, no Colégio Pedro da Fonseca, no Colégio dos Leões e no Pólo da Mitra.
Também é possível agendar uma recolha através do email loja_sue@uevora.pt.
(Fonte: Universidade de Évora)