Feministas de todo o mundo discutem Marxismo no Porto

A Conferência Internacional Marxista-Feminista, organizada pela Transform! Europe está a decorrer no Porto, durante os dias 21 a 23. Mais de 350 participantes, de pelo menos quatro continentes, marcaram presença no Complexo Intercooperativo da Escola Profissional de Economia Social e da Cooperativa dos Pedreiros.

Para Tatiana Moutinho, membro portuguesa da Rede e anfitriã do evento, a crescente participação de activistas, e não apenas representantes da academia, é um ponto de destaque nesta sexta edição.

“O Marxismo está vivo e recomenda-se!”

A plenária de abertura, “De Marx para um Feminismo Marxista decolonial” foi apresentada por Nadia De Mond, Catarina Isabel Martins e João Manuel de Oliveira, com a moderação de Marga Ferré. Tatiana Moutinho afirma que a discussão sobre “decolonização” está na ordem do dia do Marxismo na óptica das mulheres.

A Transform! Europe é uma rede de 38 organizações europeias de 22 países, activas no domínio da educação política e da análise científica crítica. Para além de participantes dos estados-membro, durante o “MarxFem” estão no Porto inscritas da América Latina (Brasil, Colômbia, Equador), América do Norte (Canadá, EUA), Ásia e Médio Oriente (Índia, Paquistão, Irão, Rússia, Turquia), África (do Sul e Palops) e ainda da Palestina.

A transform! é uma rede pan-europeia, e embora receba financiamento do Parlamento Europeu e a grande maioria das suas organizações membros e observadoras se encontre na União Europeia, o âmbito da sua actividade e interesse político ultrapassa as regiões vizinhas da Europa. O Conselho é eleito pela Assembleia de Membros para um mandato de dois anos.

Imagens: Organização/Redes sociais.

About the Author

Marcelo de Andrade
Editor do Diário 560. Jornalista e Fotojornalista há 35 anos.