“Somos todos Ucrânia”: Município do Porto lança campanha para apoiar os refugiados ucranianos

O Município do Porto lançou uma campanha para dar resposta às necessidades dos milhares de ucranianos que têm fugido do seu país. Além de estar a ser realizada uma recolha de bens de primeira necessidade, está a ser desenvolvida uma bolsa de emprego em conjunto com diversas associações empresariais com atividade na região e, durante o mês de março, realizar-se-á um concerto solidário.

Apelando à solidariedade dos portuenses, em conjunto com todas as juntas de freguesia e uniões de freguesias, que rapidamente se disponibilizaram para se apresentarem como pontos de recolha, o Município do Porto lançou a campanha “Somos todos Ucrânia”, de recolha de bens – essencialmente roupa quente, calçado, bens alimentares não perecíveis, medicamentos ou produtos de higiene – para fazer chegar à fronteira da Polónia com a Ucrânia.

Através da Linha Porto (220 100 220), bem como do Portal do Munícipe, o Município do Porto vai concentrar todas as manifestações de apoio ao acolhimento de refugiados, por parte dos portuenses. Durante o mês de março, a cidade será palco de um concerto solidário para angariação de fundos. A data e programa serão anunciados brevemente.

A estas iniciativas vai-se juntar, também, a assinatura de um protocolo com a Ordem dos Psicólogos para dar respostas na área da literacia no âmbito dos processos de guerra e paz, com o objetivo de ajudar as diferentes populações a lidar com as questões que a situação suscita. (Fonte: Porto.)

About the Author

Filipa Sousa
Aluna de Ciências da Comunicação na Universidade Fernando Pessoa.