Quase um milhão de brasileiros já subscreveram carta aberta divulgada hoje pelo Estado Democrático de Direito

A leitura da “Carta às Brasileiras e aos Brasileiros – Estado Democrático de Direito”, na manhã desta quinta-feira, 11 de agosto, encontra-se disponível através das redes sociais. Até ao fecho desta edição 935.834 assinaturas já havia sido recolhidas online.

O Ministério Público brasileiro pede que Jair Bolsonaro seja multado por propaganda eleitoral antecipada. O mandatário fez um apelo ao voto à sua reeleição, durante um encontro com embaixadores, onde atacou e desacreditou o sistema de votação do país.

Os brasileiros reagiram, e participaram esta manhã de dezenas de manifestações nas faculdades de Direito, em várias regiões do país, em defesa da democracia. Dentre estes muitos artistas “de peso”, como Caetano Veloso, Chico Buarque e Maria Bethânia, mas também ex-ministros do Supremo Tribunal Federal (STF), acadêmicos, banqueiros e empresários

Se é brasileiro (é preciso ter número de identificação fiscal brasileiro) poderá subscrever esta iniciativa, levada à cabo pela Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo (USP).

O histórico Pátio das Arcadas, naquela faculdade, não teve espaço para tantos pedidos de presença. Em alternativa ainda é possível assistir às manifestações por meio dos ecráns gigantes instalados na parte externa da Faculdade, e um pouco por todo o país. O evento está a ser transmitido em directo por diversos meios de comunicação.

Em nota, a centenária instituição afirma que “ao invés de uma festa cívica, estamos passando por momento de imenso perigo para a normalidade democrática, […] ataques infundados e desacompanhados de provas questionam a lisura do processo eleitoral e o estado democrático de direito tão duramente conquistado pela sociedade brasileira. São intoleráveis as ameaças aos demais poderes e setores da sociedade civil e a incitação à violência e à ruptura da ordem constitucional.”

About the Author

Marcelo de Andrade
Editor do Diário 560. Jornalista e Fotojornalista há 35 anos.

Be the first to comment on "Quase um milhão de brasileiros já subscreveram carta aberta divulgada hoje pelo Estado Democrático de Direito"

Leave a comment

Your email address will not be published.


*


Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.