Projeto europeu apresenta ferramenta para monetizar o valor social das cooperativas agro

A Associação Galega das Cooperativas Agroalimentares (AGACA) acolheu no passado dia 27 de Julho a última conferência AgriCoopValue em Santiago de Compostela (Espanha).

Este projecto inovador comunitário oferece um sistema unificado de contabilidade social para as cooperativas agroalimentares identifiquem o seu valor social, de forma a rentabilizar a sua capacidade multiplicadora nos meios rurais da União Europeia.

O evento reuniu representantes não apenas dos parceiros do projecto AgriCoopValue, mas também de um conjunto de cooperativas, empresas de Economia Social e instituições públicas e privadas da Galiza.

Portugal fez-se representar pela Cooperativa António Sérgio para a Economia Social (Cases) e pela Confederação das Cooperativas Agrícola e de Crédito Agrícola (Confagri), juntamente com o LLKC Bureau do Ogro (Letónia), GEAccounting (Espanha), ICOS Skillnet (Irlanda) e a Agência de Desenvolvimento Rural do Condado de Zadar – AGRRA (Croácia).

Idalino Leão, da Confagri

Calcular o Valor Social

Os resultados do projeto incluem não só um roteiro de formação, com uma plataforma de formação online, mas também uma análise exaustiva de cinco subsetores (azeite, vinho, laticínios, pecuária e hortofrutícola) que resultou na identificação de 299 variáveis ​​e 101 indicadores de valor social.

Foi feita a apresentação da plataforma online onde as cooperativas terão acesso a uma formação para poderem calcular o seu próprio valor social.

Foi realizada ainda uma mesa-redonda com os membros da Croácia e Letónia, onde discutiram os aspectos sociais das cooperativas agrárias no Leste da Europa, e quais as principais diferenças a ter em conta na altura de calcular o valor social das cooperativas desse território.

Foram apresentados os valores monetizados para a Postoiro, uma pequena cooperativa especializada no subsector de frutas e vegetais, que serviu como estudo de caso galego neste projecto. Foi possível identifica que esta teve um valor social superior a 850 mil euros em 2021.

O projecto AgriCoopValue é financiado pela Comissão Europeia através do Erasmus +.

(Fonte: Agaca e Cases)

About the Author

Marcelo de Andrade
Editor do Diário 560. Jornalista e Fotojornalista há 35 anos.

Leave a comment

Your email address will not be published.


*