Pequenas grandes vitórias da educação cooperativa universitária

“No se puede luchar sin alegría y sin ternura” 
Abuelas de Plaza de Mayo

José Yorg, o cooperário *

Colocamos o foco da nossa análise – naturalmente, superando a modéstia que nos domina por nos referirmos a nós mesmos – e entendemos, no entanto, que fazemos parte do movimento cooperativo e que, como tal, a celebração e a sua consequente divulgação das pequenas-grandes conquistas que alcança são relevantes porque são replicáveis.

Os avanços cooperativos que estamos desenvolvendo na Faculdade de Administração, Economia e Negócios (FAEN), da Universidade Nacional de Formosa (UNaF), com base no escopo que implica a Cátedra Opcional II Cooperativas, o ensino do curso virtual UNNE-UNaF, e meu status no Conselho Diretivo.

E agora o meu reconhecimento pela Pró-Reitoria da FAEN-UNaF como “Professor Convidado”, conferindo-me o certificado correspondente nos motivou a escrever este artigo.

Portanto, a ideia é contribuir com essa narrativa de avanços educacionais para refletir e revalorizar as cooperativas educacionais universitárias à luz de novas perspectivas, novas abordagens, não apenas do ponto de vista empresarial, mas desde a perspectiva educacional e cultural cooperativa como colectivo sócio-político, que abre um caminho cada vez mais amplo para a construção de uma consciência humanista global.

“A vitória está reservada para aqueles que estão dispostos a pagar o preço” 
Sun Tzu

O cooperativismo nas universidades pode e deve ser desenvolvido nas três áreas que elas possuem: Ensino, Extensão e Investigação.

O cooperativismo como arsenal teórico-prático, científico e académico, proporciona uma visão humanista do homem, dos negócios e da sociedade, e com essa formidável bagagem de conhecimentos ele fala ao mundo dizendo-lhes que é possível ter outra concepção de ciência e a partir disso estabelecer também outra forma de compreender a realidade das relações no mundo, e ousamos pensar e dizer que a investigação científica deve focar suas análises no pensamento cooperativo para sair da injustiça social perpétua e então construir a melhoria humana.

“Hay que unirnos porque el odio no sirve y los que odian se consumen ellos mismos” 
Estela Carlotto

Exemplo de vocação docente

[Transcrição de comunidado] O Reitor da FAEN-UNaF, Darío Guerra, ao entregar o Certificado de Reconhecimento pelas próprias mãos, destacou “a brilhante carreira docente que Yorg tem, e que agora realiza um intenso trabalho académico, mas também é um formidável Assessor do grupo de Pós-Graduação do H. Conselho Diretivo da FAEN.”

“É necessário – acrescentou o Reitor – reconhecer bons professores como a Ana María Ramírez Zarza e o José Yorg, que facilitam à FAEN-UNaF o cumprimento do seu compromisso com a excelência educativa, pois assim brinda aos seus alunos a oportunidade de aprender com profissionais que não só dominam a teoria, mas também deixaram sua marca na prática”.

Por sua vez, José Yorg destacou que “sem dúvida, o esforço e a dedicação em prol de uma educação de qualidade têm resultados frutíferos que, como neste caso, são reconhecidos e valorizados através de um «Certificado de Reconhecimento» que os credencia, mas como sempre quem importa são os alunos e é assim que procedemos.”

Afirmou também Yorg que “o reconhecimento da minha condição académica estatutária de “Professor Convidado” da Cátedra Opcional II – Cooperativas da FAEN não implica qualquer remuneração, pois é um cargo honorário que exalta a minha vocação docente.”

About the Author

Jose Yorg
José Yorg é educador e docente técnico em Cooperativismo, membro da Rede de Investigadores Latinoamericanos de Economia Social e Solidária (RILESS), que envolve universidades da Argentina, Brasil, Equador e México. Este argentino nascido em Assunción (Paraguay) desenvolve actividades na Tecnicoop, na província de Formosa, onde é também perito judicial técnico em Cooperativismo no Superior Tribunal de Justiça.

Be the first to comment on "Pequenas grandes vitórias da educação cooperativa universitária"

Leave a comment

Your email address will not be published.


*