Paulo Freire 100 anos: Em Portugal, Instituto Paulo Freire assinala 20 anos de adoção de boas práticas

No ano em que assinalam 20 anos, o Instituto Paulo Freire de Portugal (IPFP) celebra o centenário do educador Paulo Freire, afirmando em nota, o que “nos instiga a denunciar para anunciar, assumindo esse nosso lugar no processo de humanização com as outras pessoas e mediatizados pelo mundo.”

Celebra-se ainda os 40 anos da Faculdade de Psicologia de Ciências da Educação da Universidade do Porto. Em 14 de Dezembro de 2001, ocorre o evento de apresentação do Instituto Paulo Freire de Portugal.

Com um anfiteatro repleto, foi fundado nesta o IPFP, com pessoas sentadas no chão, pessoas à porta, pessoas oriundas dos bairros pobres da periferia urbana, pessoas anónimas, pessoas que queriam ler o mundo, um outro mundo.

O Instituto Paulo Freire de Portugal (IPFP) é uma entidade de direito privado, sem fins lucrativos, criada em 2001, reconhecida como entidade de utilidade pública.

Pedagogia do oprimido

Paulo Freire foi um educador e filósofo brasileiro. É considerado um dos pensadores mais notáveis na história da pedagogia mundial, tendo influenciado o movimento chamado pedagogia crítica.

Foi o brasileiro mais homenageado da História, com pelo menos 35 títulos de Doutor Honoris Causa de universidades da Europa e América.

About the Author

Marcelo de Andrade
Editor do Diário 560. Jornalista e Fotojornalista há 25 anos.