App Coopedia faz um ano de funcionamento e mais apps de cooperativas surgem em diversos países

Coopedia é um motor de busca inovador e colaborativo que coleta uma ampla gama de recursos de aprendizagem em diferentes idiomas sobre empreendedorismo cooperativo.

Tendo sido lançada em 8 de setembro de 2020 pela Cooperatives Europe, a Aliança Cooperativa Internacional (ICA) e seus escritórios regionais iniciaram uma campanha global para expandir o uso da Base de Conhecimento da Coopedia e convidar organizações interessadas a instalarem sua própria versão desta ferramenta inovadora em suas plataformas online.

No Brasil, a revista MundoCoop também desenvolveu uma app com informações, notícias, artigos, vídeos e eventos, temas como gestão, marketing, administração e finanças éticas, atualizados diariamente. Além disso, o aplicativo permite a consulta e a leitura de conteúdos do site e da edição impressa da MundoCoop.

Diversas cooperativas e federações em dezenas de países já utilizam aplicativos para smartphones semelhantes, seja para conectar os associados com os serviços de cada cooperativa, ou para partilhar informações e iniciativas. Reino Unido, EUA, França, Suécia, Panamá, são apenas exemplos da Economia Social a utilizar aplicativos para telemóveis.

Aprendendo a iniciar uma cooperativa em seis etapas

A Coopedia foi projetada para apoiar empreendedores na criação de um negócio cooperativo. Capitalizando o princípio cooperativo 5 (educação, treinamento e informação), ele fornece material de aprendizagem para orientar o “iniciante” cooperativo por meio de seis etapas para lançar seu projeto empresarial:

Identificando necessidades
Motivando e incluindo membros
Gerando ideias de negócios
Planejando o negócio
Entre em contato com uma estrutura de suporte de negócios
Configurando a estrutura

A Coopedia foi desenvolvida pela Cooperatives Europe no âmbito da Parceria ICA-UE para o desenvolvimento internacional (também conhecida como #coops4dev). A ideia surgiu por meio do projeto CoopStarter 2.0 e foi implementada e ampliada por meio do programa Global Cooperative Entrepreneurs (GCE).

About the Author

Marcelo de Andrade
Editor do Diário 560. Jornalista e Fotojornalista há 25 anos.