Países lusófonos em destaque na 10ª Expo da indústria turística em Macau

Os países de língua portuguesa vão contar com um pavilhão da Lusofonia na Exposição Internacional de Turismo e da Indústria de Macau (Expo MITE 2022). O evento terá lugar de 23 a 25 de Setembro, com o objectivo de mostrar a “diversidade cultural” e desempenhar o papel da região como “plataforma entre a China e os países de língua portuguesa”, de acordo com um comunicado da Direção dos Serviços de Turismo.

No pavilhão estão presentes produtos artesanais, espetáculos com música e dança e gastronomia destes países”, segundo o comunicado. O Instituto de Promoção do Comércio e do Investimento de Macau (IPIM) organiza, pela primeira vez, um pavilhão inteiramente dedicado aos países de língua portuguesa.

As empresas de Macau com expressão lusófona, através do Secretariado Permanente do Fórum para a Cooperação Económica e Comercial entre a China e os Países de Língua Portuguesa em Macau, estarão, mais uma vez, presentes neste certame, mas desta vez com uma sessão de apresentação de produtos turísticos dos países lusófonos.

A expo vai incluir mais de duas dezenas de demonstrações culinárias com chefes culinários “de renome” de Chengdu, Shunde, Yangzhou, Huai’an, regiões que integram, tal como Macau, a rede de Cidades Criativas de Gastronomia reconhecida pela UNESCO.

Haverá, por exemplo, empresas dedicadas a promover Macau como destino de “turismo de casamento” para desenvolver a “economia de celebrações nupciais”, com a participação de empresas de celebração de casamentos da China e de Macau, ainda de acordo com o comunicado.

O programa prevê a realização de um Fórum de Alto Nível sobre o Desenvolvimento do Turismo da Grande Baía Guangdong – Hong Kong – Macau, para debater como “aproveitar as oportunidades de desenvolvimento da Zona de Cooperação aprofundada entre Guangdong e Macau.

Integrar as vantagens culturais e turísticas de origem lusófona de Hengqin e Macau e impulsionar o desenvolvimento de Macau como um centro mundial de turismo e lazer é um dos objectivos.

Nesta décima edição do evento, vai participar o Museu do Palácio de Pequim, com “mais de uma centena de produtos culturais e criativos característicos, nomeadamente da série de ‘Um Panorama dos Rios e das Montanhas’”.

(Fonte: Observatório da Língua Portuguesa)

About the Author

Marcelo de Andrade
Editor do Diário 560. Jornalista e Fotojornalista há 35 anos.

Be the first to comment on "Países lusófonos em destaque na 10ª Expo da indústria turística em Macau"

Leave a comment

Your email address will not be published.


*


Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.