A realização da Cimeira Internacional das Cooperativas de Língua Portuguesa (CICLP) em Brasília será uma oportunidade valiosa de reactivar a Organização Cooperativista dos Países de Língua Portuguesa (OCPLP).
Está prevista uma Assembleia Geral daquela associação internacional de direito português, criada em 1991 e voltada para a difusão do cooperativismo e a intercooperação entre as cooperativas lusófonas, no último dia de programação oficial da Cimeira CICLP, de 19 a 21 de Maio, na capital do Brasil.
A OCPLP deixou de publicar as suas actividades desde fins de 2022, quando anunciou a sua primeira participação como membro dos Observadores Consultivos da CPLP, em reunião dos coordenadores das comissões temáticas, após ter a sua candidatura desde 2020.
O estatuto de Observador Consultivo da CPLP permite o debate efectivo e troca de experiências, com o objectivo do desenvolvimento e implementação de projetos comuns, dentre a comunidade dos Países de Língua Oficial Portuguesa.
Para além do âmbito da CPLP, a OCPLP permite às instituições cooperativas exercer manifestação de intenções e interesses junto de instituições como a União Europeia, Mercosul, PNUD (ONU), Organização Internacional do Trabalho (OIT), Organização Mundial de Saúde (OMS), Aliança Cooperativa Internacional (ACI), entre outras.
Os últimos membros da Direcção foram a Cooperativa António Sérgio para a Economia Social (CASES, Portugal), a Organização das Cooperativas do Brasil (OCB, Brasil) e a Associação Moçambicana para Promoção do Cooperativismo Moderno (AMPCM, Moçambique). Na foto, a assembleia geral realizada em 2015.
A Cimeira Cooperativa
A Cimeira Internacional das Cooperativas de Língua Portuguesa nasceu para fortalecer o cooperativismo entre os países lusófonos — e, desde então, vem conectando cooperativas, entidades públicas, empreendedores e investidores unidos pela mesma língua.
A primeira edição teve lugar em 2022, no Porto, reunindo participantes de sete países e impulsionando parcerias estratégicas. Em 2023, foi a vez de Torres Vedras receber a 2ª edição, ampliando a troca de experiências e a partilha de boas práticas.
Cooperativas da Guiné Bissau, Angola, Moçambique, São Tomé e Príncipe e mesmo Timor-Leste, dentre outras, já estiveram representadas em edições anteriores.
Em ano de celebração do Ano Internacional das Cooperativas da ONU (AIC2025), a terceira CICLP chega ao Brasil, e de 19 a 21 de Maio, Brasília será o centro das decisões e oportunidades para o cooperativismo de Língua Portuguesa.