A Secretária de Estado da Ação Social e da Inclusão, Clara Marques Mendes, presidirá a sessão de abertura da conferência “Desafios e soluções para a proteção social do futuro”, que terá lugar na Quinta das Glicínias, em Freamunde, no próximo dia 22 de Março.
A organização está por conta da União das Mutualidades Portuguesas (UMP), que traz ao debate os “desafios emergentes na proteção social, nomeadamente o envelhecimento da população, o apoio à infância na ótica das novas dinâmicas familiares e a integração de imigrantes.”
Para a UMP, “estas questões assumem especial relevância num momento em que a Segurança Social avalia novos modelos e soluções para responder às necessidades destes grupos”, afirma a entidade em nota de imprensa.
A conferência contará com intervenções de António Fonseca, Investigador no Centro de Investigação para o Desenvolvimento Humano da Universidade Católica, que abordará os desafios das respostas sociais para a população idosa.
O painel dedicado à infância será conduzido por Catarina Marcelino, ex-responsável no Instituto da Segurança Social, enquanto a temática da imigração será analisada por Maria Cardoso, do Gabinete de Ação Social e do Centro Qualifica d’A Mutualidade de Santa Maria.
A moderação do debate estará a cargo de Maria Martins, Coordenadora do Núcleo de Atendimento às Vítimas de Violência Doméstica de Bragança. [Foto: UMP]