O Governo de São Tomé e Príncipe e as Nações Unidas assinaram neste dia 30 de Novembro o Quadro de Cooperação das Nações Unidas para o Desenvolvimento Sustentável, para o período de 2023 à 2027.
O documento foi assinado pelo Primeiro-Ministro Patrice Trovoada, em nome do Governo santomense, e por Eric Overvest, Coordenador Residente das Nações Unidas. A assinatura foi realizada na presença de diversos Ministros e dos membros da equipa país das Nações Unidas.
Trata-se do documento que orienta e dirige a colaboração entre a ONU e o Governo santomense no sentido de acelerar o progresso para alcançar os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS).
O Quadro de Cooperação resulta de um exercício de reflexão e trabalho técnico do Sistema das Nações Unidas com contribuições da sociedade civil, sector privado, academia, parceiros de desenvolvimento e realizado em conjunto com o Governo a nível central, regional e local.
Este Quadro de Cooperação está orçamentado em 145 milhões de euros (3.552 mil milhões de dobras), dos quais cerca de 45 milhões já foram mobilizados. Para além das oito agências da ONU residentes no país, o Quadro inclui também 10 agências da ONU não residentes e é co-assinado pelo Banco Mundial e pelo Banco Africano de Desenvolvimento, que subscrevem o seu foco estratégico e prosseguirão com uma forte parceria com a ONU durante a fase de implementação.
(Fonte: Nações Unidas São Tomé e Príncipe)