Mutualidades reassume lugar no Conselho Económico e Social

A União das Mutualidades Portuguesas (UMP) vai reassumir no início de janeiro de 2025 o seu lugar de membro efetivo no Conselho Económico e Social (CES), onde ficará representado pelo seu presidente do Conselho de Administração, Luís Alberto Silva.

A posse reverte uma decisão de Janeiro de 2023, quando a Associação Portuguesa de Mutualidades (APM – RedeMut) passou a ser a única representante do sector mutualista no CES. Na altura, a associação passou a ser efetiva e suplente, e representada pela sua presidente Paula Roseira.

O novo acto de posse deverá ser assinado na próxima reunião do CES, a realizar-se durante o mês de Janeiro. Recorde-se que o plenário do Conselho aprovou, a 12 de Novembro [na foto], o seu parecer favorável à Proposta de Orçamento do Estado para 2025, com voto contrário da CGTP-IN.

O CES é, por excelência, o espaço de diálogo entre o Governo, os parceiros sociais e demais representantes da sociedade civil organizada, relativamente à Economia Social.

Actualmente presidido por Luís Pais Antunes, é um órgão constitucional de consulta e concertação social, que tem como principais objectivos a promoção da participação dos agentes económicos e sociais nos processos de tomada de decisão dos órgãos de soberania, no âmbito de matérias socioeconómicas.

About the Author

Da Redacção
Conteúdos apurados pela Redacção do Diário 560, com auxílio de colaboradores e agências.