A União das Mutualidades Portuguesas (UMP) vai reassumir no início de janeiro de 2025 o seu lugar de membro efetivo no Conselho Económico e Social (CES), onde ficará representado pelo seu presidente do Conselho de Administração, Luís Alberto Silva.
A posse reverte uma decisão de Janeiro de 2023, quando a Associação Portuguesa de Mutualidades (APM – RedeMut) passou a ser a única representante do sector mutualista no CES. Na altura, a associação passou a ser efetiva e suplente, e representada pela sua presidente Paula Roseira.
O novo acto de posse deverá ser assinado na próxima reunião do CES, a realizar-se durante o mês de Janeiro. Recorde-se que o plenário do Conselho aprovou, a 12 de Novembro [na foto], o seu parecer favorável à Proposta de Orçamento do Estado para 2025, com voto contrário da CGTP-IN.
O CES é, por excelência, o espaço de diálogo entre o Governo, os parceiros sociais e demais representantes da sociedade civil organizada, relativamente à Economia Social.
Actualmente presidido por Luís Pais Antunes, é um órgão constitucional de consulta e concertação social, que tem como principais objectivos a promoção da participação dos agentes económicos e sociais nos processos de tomada de decisão dos órgãos de soberania, no âmbito de matérias socioeconómicas.