A cooperativa de intervenção social Coolabora foi uma das participantes na conferência internacional “Comunidades e Economia: o impacto das moedas locais” organizado pela Rede DLBC Lisboa (Associação para o Desenvolvimento Local de Base Comunitária), no passado dia 11, na capital do país.
André Couto, da Rede DLBC anunciou a moeda “complementar” Oli, que está a ser lançada em Lisboa. Foi criada uma rede de estabelecimentos aderentes à experiência, que adiciona uma componente social às compras dos turistas, num projecto com financiamento do Turismo de Portugal.
Graça Rojão, da Coolabora, falou sobre a experiência de já 10 anos da moeda social Tear, utilizada pelos artesãos participantes da rede “Troca-a-Tod@s”, para dinamizar e integrar os seus utilizadores e clientes, à volta da Covilhã.
De Montemor-o-Novo, Rui Pulido Valente falou sobre os desafios da utilização da moeda “Mor” naquele concelho, desde 2018. Recorde-se que, apesar da adesão de cooperativas, associações, ONG e comércio local, a Associação Mor decidiu recentemente suspender a circulação da moeda.
Outras experiências foram referenciadas, como a moeda local dinamizada pela Casa da Esquina, de Coimbra, dentre outras. O evento discutiu ainda “Transformação Social” e “Turismo e Comércio”, com a intervenção do professor Miguel Hirota, da Universidade japonesa de Hosei.