Livro infantojuvenil galardoado sobre Cabo Verde é lançado no Porto

“Nina”, o mais recente livro de Vanda Azuaga Monteiro, é apresentado no Porto, na sexta-feira 23 de Janeiro, na Associação Cultural Macaréu. A obra é vencedora da primeira edição do Prémio Infantojuvenil Manuel Lopes, da Imprensa Nacional – Casa da Moeda (INCM) e do Instituto da Biblioteca Nacional de Cabo Verde.

Vanda Azuaga [que escreve crónicas neste Diário 560] esteve em Dezembro de 2025 no Festival Literário Morabeza, que teve lugar na cidade da Praia, em Cabo Verde, a lançar o livro, com ilustrações de Wilson Lopes.

Na altura, o lançamento foi apresentado pelo administrador da INCM, Duarte Azinheira, com a presença do ministro da Cultura de Cabo Verde, Augusto Jorge Veiga, da diretora da BNCV, Matilde Santos, e do escritor e ex-presidente da República, Jorge Carlos Fonseca.

“Nina” narra a vida de uma adolescente cabo-verdiana, numa “história contada por ela, pela mãe, pelo pai, pela tia e pela diretora de turma. Cada uma das personagens explica as situações do seu ponto de vista.”

Vanda Azuaga nasceu no Porto, onde estudou Economia, tem cinco livros publicados, e estará a falar de Cabo Verde, onde viveu entre 2023 e 2024, “e contar-vos histórias, a coisa que mais gosto de fazer”, convida a autora.

About the Author

Da Redacção
Conteúdos apurados pela Redacção do Diário 560, com auxílio de colaboradores e agências.