A exposição fotográfica Gold Men foi apresentada ao público no passado sábado 21, no Porto, pela Associação Cultural ModusDeVer.
As fotografias revelam a realidade dos mineradores “artesanais” de ouro na região de Kédougou, a oeste do Senegal, próxima das fronteiras com o Mali e a Guiné-Conacri.
O autor, o valenciano Xavier Ferrer Chust não esteve presente, no entanto as suas imagens trouxeram choque e uma “luz” sobre a realidade destes garimpeiros no Senegal.
Para Laurindo Almeida, presidente da ModusDeVer, a importância desta exposição vai além da continuidade das atividades da organização, mas dar a conhecer ao público presente esta dura realidade de sobrevivência e risco daquelas gentes.
A ModusDeVer, associação dedicada ao audiovisual (fotografia, video, multimedia etc) nunca deixou de trabalhar, mesmo durante a pandemia, com eventos e exposições, desde 2016.
Estiveram presentes ao evento representantes consulares de Angola, Senegal, e ainda da Associação dos Imigrantes do Senegal em Braga e da Seguidores Coop.
A exposição encontra-se patente até 30 de junho, no espaço cultural Mola, à rua de Ferreira Cardoso 72, no Porto.