Espanha anuncia redução das águas dos rios partilhados enquanto Confagri defende reformulação do CNA

A Espanha anunciou ontem uma diminuição das descargas de água de barragens hidroelétricas para o caudal do rio Douro, segundo o Ministério da Transição Ecológica e Desafio Demográfico espanhol, citados pela Lusa.

Uma reunião entre os governos dos dois países decidiu, “de comum acordo”, reduzir a descarga de água das barragens hidroelétricas, o que pode significar que deixará de ser cumprido na totalidade o acordo “Convenção de Albufeira”, que rege a gestão e os caudais dos rios partilhados.

O anúncio foi feito no mesmo dia em que a Confederação Nacional das Cooperativas Agrícolas e do Crédito Agrícola (Confagri) emitiu uma nota a defender uma reformulação do Conselho Nacional da Água. Aguarda-se agora a posição da Confagri.

Leia a nota da Confagri:

“As recentes declarações do secretário-geral do Conselho Nacional da Água (CNA) mostram a necessidade de reformulação da estrutura e do funcionamento deste órgão de consulta do Governo, responsável pelo planeamento e pela gestão sustentável da água, criado no final da última década do século passado.

O desconhecimento revelado e os juízos de valor sobre a agricultura nacional e os agricultores apresentados pelo secretário-geral daquele órgão são inaceitáveis.

Efetivamente, a agricultura e a pecuária representam 74% dos volumes anuais de água utilizados no nosso país. No entanto, e de acordo com o relatório “Regadio 2030”, em Portugal, o consumo médio de água por hectare regado passou, em algumas décadas, de 15.000 para 4.000 m3/ha, valor médio que se verifica na atualidade. Esforço conseguido com o apoio de incentivos que permitiram a modernização e o uso mais eficiente dos sistemas de regadio.

Tendo, também presente as alterações climáticas e sendo necessário garantir maiores disponibilidades de água para as populações, para as atividades económicas e para os ecossistemas, as preocupações daquele órgão deveriam centrar-se na maximização do aproveitamento das afluências das principais albufeiras das bacias hidrográficas, com uma capacidade atual de retenção de apenas 20%, e na melhoria dos sistemas de abastecimento públicos que chegam a ter perdas de 80%. Mas é sempre mais fácil atacar a agricultura e os agricultores.

Por isso, a Confagri considera urgente que o Conselho Nacional da Água e sua composição sejam reformulados dada a insuficiente representação da agricultura num órgão de tanta importância para o setor agrícola.”

About the Author

Da Redacção
Conteúdos apurados pela Redacção do Diário 560, com auxílio de colaboradores e agências.

Be the first to comment on "Espanha anuncia redução das águas dos rios partilhados enquanto Confagri defende reformulação do CNA"

Leave a comment

Your email address will not be published.


*