Energia: Oficina participativa da Coopérnico chega a Castelo Branco

Castelo Branco é a segunda paragem do ciclo de oficinas participativas da cooperativa de energias renováveis Coopérnico. A sessão é aberta à população em geral, a associações, empresas e autarquias locais, e vai decorrer no auditório da Escola Superior de Educação de Castelo Branco, no próximo dia 13 de Fevereiro, pelas 18 horas.

A Coopérnico está a percorrer o país com um ciclo de 10 oficinas participativas para incentivar e apoiar os cidadãos a produzirem a sua própria electricidade, serem parte activa na transição energética e colherem os seus benefícios.

O objectivo é pôr em contacto cidadãos que habitem num mesmo bairro ou área geográfica próxima e fornecer-lhes informação e apoio para estabelecerem, onde vivem, Comunidades de Energia Renovável (CER) ou Unidades de Produção para Autoconsumo colectivo.

É uma oportunidade gratuita de formação e discussão para que cada cidadão se torne um elemento activo na transição energética e os seus benefícios, como poupar na conta de electricidade, reforçar laços comunitários e cuidar do ambiente.

A Coopérnico pretende apoiar cidadãos, associações e autarquias locais a criarem Comunidades de Energia Renovável, através de uma série de actividades em curso até Novembro deste ano.

Dentre estas destaca-se este ciclo de oficinas, em 10 locais das sete NUTS de Portugal continental: Norte, Centro, Oeste e Vale do Tejo, Grande Lisboa, Península de Setúbal, Alentejo e Algarve, com o apoio da Animar, Rede de promoção da Cidadania e do Desenvolvimento Local.

About the Author

Da Redacção
Conteúdos apurados pela Redacção do Diário 560, com auxílio de colaboradores e agências.