Nesta sexta-feira 5 de Maio é celebrado o Dia Mundial da Língua Portuguesa, efeméride assinalada pela primeira vez em 2020, após a consagração pela UNESCO em Novembro de 2019.
Em 2023, a comemoração do Dia Mundial da Língua Portuguesa procura constituir um meio de celebração da Língua e da sua dimensão crescentemente global, refletindo e dando voz à multiplicidade de vozes que a compõe e que constitui um dos seus traços fundamentais.
“A minha pátria
Fernando Pessoa
é a língua portuguesa”
Um dos objectivos da celebração é salientar a Língua Portuguesa enquanto língua global de ciência, cultura, economia, diplomacia e paz. A língua portuguesa é falada por cerca de 260 milhões de pessoas nos cinco continentes.
O Instituto Camões da Cooperação e da Língua, através das redes de Coordenação de Ensino e de Centros Culturais em todo o mundo, irá assinalar o Dia Mundial da Língua Portuguesa através da realização de atividades com recursos digitais. Veja a lista de atividades em diversos países.
“Não há uma língua portuguesa,
José Saramago
há línguas em português”
O dia 5 de Maio também é assinalado pela Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP), como “Dia da Língua Portuguesa e da Cultura na CPLP”. A instituição organiza um ciclo de debates subordinado ao tema “Realidades, Desafios e Oportunidades no Espaço da Língua Portuguesa: Literacia, Ciência, Cultura e Economia”, entre os dias 2 e 5 de maio de 2023.
Universidade do Porto realiza debates e mesas-redondas
O “Português Língua de Herança” e as “Leituras no Ensino Superior” serão os temas principais do evento comemorativo do Dia Mundial da Língua Portuguesa, promovido pelo núcleo da Promoção da Língua Portuguesa da Reitoria da Universidade do Porto (UPorto).
Durante todo o dia, na Reitoria, será discutido estes e outros temas no âmbito do ensino superior. No programa, oradores como Andreia Brites (Subcomissária do Plano Nacional de Leitura 2027) e diversos professores da Faculdade de Letras da UPorto.