Dia Internacional pela Eliminação da Violência contra as Mulheres em marcha nas ruas

A Marcha Contra a Violência Doméstica e de Género realiza-se no âmbito dos “16 Dias de Ativismo contra a Violência de Género”, uma campanha internacional que se realiza entre os dias 25 de Novembro, o “Dia Internacional para a Eliminação da Violência contra as Mulheres” e 10 de Dezembro, “Dia Internacional dos Direitos Humanos”, em mais de 140 países e que conta com o apoio da ONU.

Em Lisboa, a 11ª Marcha Contra a Violência Doméstica e de Género terá início à partir das 18h fará o percurso do Largo do Intendente até ao Rossio. No Porto, a “manif” começa às 19h30 na Praça dos Poveiros e terminará na Praceta da Palestina, ao lado do Mercado do Bolhão.

Segundo dados do Observatório de Mulheres Assassinadas (OMA), só em Portugal, entre 1 de Janeiro e 15 de novembro de 2022 foram 22 as mulheres vítimas de feminicídio em contexto de relações de intimidade, e seis as mulheres assassinadas noutros contextos.

O Dia Internacional pela Eliminação da Violência contra as Mulheres assinala-se anualmente a 25 de Novembro. Esta data foi instituída pela Resolução 52/134 da ONU.

Com a União de Mulheres Alternativa e Resposta (UMAR) à frente, a iniciativa conta ainda com A Coletiva, As Feministas.pt, Associação pelos Direitos das Mulheres na Gravidez e no Parto (APDMGP), Rede ANIMAR, Baque Mulher, Casa do Brasil, Clube Safo, FEM – Feministas em Movimento, GAT – Grupo de Ativistas em Tratamentos, HeForShe ULisboa, Igualdade.pt, ILGA Portugal, Insurgentes, Manas, Movimento contra o Assédio no Meio Académico de Lisboa, Movimento dxs Trabalhadorxs do Sexo, Núcleo Feminista FDUL, Panteras Rosa, Por Todas Nós, QueerIST, dentre outras.

Animar realiza videoconferência

A Associação Portuguesa para o Desenvolvimento Local (Animar) pretende vincar a luta para a eliminação da Violência contra as Mulheres através da realização de uma videoconferência intitulada “Contributos do Local para a Eliminação da Violência Contra as Mulheres”.

O evento será desenvolvido no âmbito da iniciativa “Animar às Sextas”, neste dia 25 de Novembro, das 9h30 às 11h, com inscrições online aqui.

About the Author

Marcelo de Andrade
Editor do Diário 560. Jornalista e Fotojornalista há 35 anos.