Cumprimento dos 17 ODS falha 2030; Portugal é o 16º dentre 167 países

Portugal ocupa o 16.º lugar entre 167 países no ranking de cumprimento dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) das Nações Unidas, com uma pontuação de 80,2, numa lista que é liderada pela Finlândia (86,4).

No entanto, de uma forma global, nenhum dos 17 Objectivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) está a caminho de ser alcançado até 2030, e apenas cerca de 16% das metas dos ODS estão a progredir, demonstra o estudo.

Os números foram revelados na edição 2024 do Relatório de Desenvolvimento Sustentável (RDS), divulgado pela Rede de Soluções para o Desenvolvimento Sustentável (SDSN, na sigla em inglês) das Nações Unidas. O estudo foi apresentado esta semana, durante uma conferência Internacional organizada pela SDSN Portugal, no Centro Ismaili, em Lisboa.

“Estamos numa encruzilhada.”

Jeffrey D. Sachs, autor do relatório

A comunidade internacional “deve avaliar as conquistas vitais e as limitações” do sistema das Nações Unidas e trabalhar para “modernizar o multilateralismo para as décadas seguintes”, afirmou Jeffrey D. Sachs, presidente da SDSN e autor principal do relatório.

“A meio caminho entre a fundação da ONU em 1945 e o ano 2100, não podemos depender do ‘business as usual’. O mundo enfrenta grandes desafios globais, incluindo crises ecológicas graves, crescentes desigualdades, tecnologias disruptivas e potencialmente perigosas, e conflitos mortais”, defendeu Sachs.

O primeiro capítulo do relatório identifica prioridades para modernizar as Nações Unidas, incluindo cinco estratégias para lidar com as lacunas crónicas no financiamento dos ODS. Publicada anualmente desde 2016, a edição global do RDS inclui o Índice dos ODS e painéis que classificam o desempenho de todos os Estados-Membros das Nações Unidas nos ODS.

O relatório é compilado por um grupo de especialistas independentes no Centro de Transformação dos ODS, uma iniciativa da SDSN, liderada pelo presidente Jeffrey Sachs, e coordenada pelo seu vice-presidente, Guillaume Lafortune. (Fonte: SDNS Portugal e IMVF)

About the Author

Marcelo de Andrade
Editor do Diário 560. Jornalista e Fotojornalista há 35 anos.