O Ministro da Cultura, Pedro Adão e Silva, realiza no próximo dia 22 de novembro, mais um percurso dedicado à “Cultura que Somos”, com o objetivo de dar voz às ações, aspirações e dinâmicas que constituem a realidade cultural portuguesa.
Neste terceiro percurso privilegiam-se projetos que envolvem a causa da inclusão. Lisboa, Leiria e Coimbra são os concelhos a visitar, num périplo ao encontro de estruturas vocacionadas para a música, artes visuais, ópera e dança.
Manicómio, Acess Lab, e CiM, Companhia de Dança, o projeto Ópera na Prisão, no Estabelecimento Prisional de Leiria, e por fim em Coimbra, o percurso vai ao encontro do grupo de rock 5ª Punkada.
“A criação artística tem um enorme potencial para derrubar barreiras, sendo aliás essa uma das suas características: barreiras sociais, económicas e geográficas, a par de barreiras individuais, relacionadas com a doença ou com a condição física”, afirma Pedro Adão e Silva, ministro da Cultura.
A iniciativa “Cultura que somos” teve o seu arranque a 20 de Setembro no distrito de Lisboa, numa jornada consagrada à Cultura Urbana. Sob o mesmo tema o Ministro da Cultura percorreu em Outubro quatro concelhos do norte do país: Famalicão, Braga, Barcelos e Guimarães. A iniciativa prossegue até Maio de 2023.
(Fonte: Portugal.gov.pt)