Cresce o número de novas cooperativas no primeiro semestre de 2021

Primeiro semestre do ano revela o maior número de constituições de novas cooperativas dos últimos cinco anos.

Foram constituídas quase duas vezes mais cooperativas em comparaçäo com o período homólogo do ano passado, segundo o relatório “Demografia do Setor Cooperativo – 1º Semestre 2021”, elaborado recentemente pela CASES.

Embora tenha havido impactos negativos, decorrentes da pandemia mundial, sentidos na sociedade e na economia nacional, no 1º semestre de 2021 o relatório aponta o maior número de constituições semestrais dos últimos cinco anos.

O relatório analisa ainda o comportamento do processo de credenciação de cooperativas no primeiro semestre do ano, atribuição pública da CASES, sendo de destacar e emissão de mais do dobro das credenciais emitidas no semestre homólogo do ano anterior.

Apesar deste crescimento, o saldo demográfico foi negativo, o maior dos últimos cinco anos. O facto é justificado porque mais de dois terços das extinções registadas, observadas em janeiro e fevereiro, terem por base um procedimento administrativo de dissolução.

Sem esse procedimento, a primeira metade de 2021 registaria um saldo demográfico cooperativo positivo, equivalente ao maior da série observado em 2017.

About the Author

Marcelo de Andrade
Editor do Diário 560. Jornalista e Fotojornalista há 25 anos.

Be the first to comment on "Cresce o número de novas cooperativas no primeiro semestre de 2021"

Leave a comment

Your email address will not be published.


*


Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.