Realizado na cidade de Belo Horizonte, o Congresso Brasileiro do Cooperativismo de Crédito (Concred) reuniu entre 7 e 9 de Agosto lideranças do cooperativismo financeiro de todo o Brasil, para discutir os principais temas do sector.
Dentre os principais avanços estiveram em discussão o compromisso do Banco Central brasileiro com a estabilidade do sistema financeiro cooperativista e sua adaptação às novas realidades regulatórias do mercado.
Também a readequação de critérios contábeis para atender a padrões internacionais esteve em debate, com as normas editadas pelo Conselho Monetário Nacional (Resolução CMN 4.966/2021), que entra em vigor em 2025.
A organização clama que o Concred 2024 “entrou para a história do cooperativismo de crédito como o maior evento mundial do segmento”, com cerca de 6 mil participantes, entre inscritos, representantes governamentais e do mercado, parceiros históricos do cooperativismo e jovens estudantes convidados.
O evento teve lugar logo após a conferência Mundial das Cooperativas de Crédito, promovida pelo Conselho Mundial de Cooperativas de Crédito (WOCCU), realizada entre 19 e 26 de Julho, na cidade de Boston, nos EUA, com a participação de dezenas de líderes cooperativistas brasileiros.
O Sistema Nacional de Cooperativismo de Crédito (SNCC) registra tem mais de 18,9 milhões de cooperados no País, entre pessoas físicas e jurídicas. O tema central para este ano, foi “A Sustentabilidade Humana e o Mundo Exponencial: Construir o Futuro em Tempos de Transformação”.
“É uma forma de promover, valorizar e debater as ações focadas nos pilares ESG (Ambiental, Social e de Governança), em consonância com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas (ONU), passando por aspectos como ética, equidade e participação democrática, entre outros”, reforça Moacir Krambeck, presidente da Confebras, em declarações à MundoCoop.
O Concred 2024 reuniu mais de 60 conferencistas em dez palcos simultâneos. Nesta 15ª edição, o evento teve a co-realização da Sicoob Central Crediminas e do Sicoob Central Cecremge, apoio institucional do Banco Central do Brasil e do Sistema OCEMG (Organização das Cooperativas do Estado de Minas Gerais), patrocínio do Sistema OCB (Organização das Cooperativas Brasileiras) e também do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) e do Banco de Desenvolvimento do Governo Federal (BNDES).