A Conferência Global 2024 da Aliança Cooperativa Internacional decorreu em Nova Deli, Índia, entre 25 e 30 de novembro, marcando um momento muito significativo: mais de 3.000 cooperadores lançaram juntos o Ano Internacional das Cooperativas 2025 (AIC2025), proclamado pela ONU, um testemunho do poder das cooperativas para enfrentar desafios globais como a desigualdade, o clima e os conflitos.
O AIC2025 tem como lema “As Cooperativas Constroem um Mundo Melhor” como o objetivo de inspirar cooperadores em todo o mundo a trabalharem juntos para fortalecer o movimento cooperativo internacional.
A Conferência Global foi organizada pela Indian Farmers Fertilizer Cooperative (IFFCO) e pelas 18 organizações membros da ACI na Índia. Por Portugal estiveram presentes a Cooperativa António Sérgio para a Economia Social (CASES) e a Confederação Portuguesa Cooperativa (Confecoop) [na foto].
Na abertura, o secretário-geral da ONU, António Guterres, falou sobre o papel crucial das cooperativas na consecução dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, especialmente à luz da próxima Segunda Cimeira Mundial sobre Desenvolvimento Social.
“Queremos construir um centro no Sul do meu país, que se baseie na atenção plena e no pensamento inovador. Isso está muito alinhado com os valores cooperativos centrados no ser humano.”
Dasho Tshering Tobgay, primeiro-ministro do Butão
O Presidente da ACI, Ariel Guarco, homenageou Udai Shanker Awasthi com o Prémio Pioneiros de Rochdale [foto abaixo], reconhecendo sua imensa contribuição para o movimento cooperativo. Guarco enfatizou a importância de convidar as novas gerações a juntarem-se à família cooperativa, não deixando ninguém para trás.
Ana Aguirre, presidente do Comité da Juventude da ACI, liderou a conferência Coopathon. Cerca de 40 jovens de todos os cantos do mundo cocriaram soluções cooperativas através de jogos. “Porque o movimento cooperativo é verdadeiramente transgeracional, é necessário fomentar estas pontes” foi um dos conceitos da iniciativa.
Por último, o próprio Awasthi referiu a importância das cooperativas para a Índia. A criação do Ministério da Cooperação em 2021 demonstrou o compromisso do governo em levar o movimento cooperativo a todos os cantos do país: “servir os não servidos, alcançar os não alcançados e percorrer a última milha, e tenho certeza de que juntos podemos fazer a diferença no mundo fraturado de hoje”, ensejou o agora maior cooperativista indiano.
As Resoluções
O Programa de Ação de Nova Deli traça um roteiro para alcançar este futuro. Articula-se em torno de quatro pilares fundamentais:
- Reafirmar a identidade cooperativa: Isto significa viver de acordo com os valores e princípios cooperativos, investir na educação cooperativa e salvaguardar o património cultural cooperativo. Fazer crescer a marca Coop.
- Viabilizar políticas de apoio: São necessárias políticas que capacitem as cooperativas e libertem todo o seu potencial na economia global.
- Desenvolver uma liderança forte: É preciso cultivar uma liderança inclusiva, capacitando mulheres, jovens e minorias para liderar o caminho.
- Construir um futuro sustentável: As cooperativas podem adotar a tecnologia de IA, o acesso ao financiamento através das fintechs e implementar soluções para a mitigação e adaptação às alterações climáticas.
Esta agenda é um apelo à ação. Aqui está o que cada um de nós pode fazer, em 7 níveis de partes interessadas:
- Cooperativas: Investir em educação, inovação e colaboração. Incentivar a cooperação entre cooperativas à escala global. A IA pode ajudar.
- Comunidades: Apoiar as cooperativas locais e defender políticas favoráveis às cooperativas.
- Sociedade civil: Sensibilizar para os benefícios das cooperativas e colaborar através de parcerias em iniciativas sociais e ambientais.
- Sector privado: Investir em cooperativas, fazer parcerias com elas e promover valores cooperativos.
- Líderes de opinião: Destacar o impacto positivo das cooperativas e desfazer conceitos erróneos e preconceitos.
- Governos: Criar políticas favoráveis, reconhecer as cooperativas como parceiros-chave e integrar a educação cooperativa.
- Instituições multilaterais: Apoiar o desenvolvimento cooperativo e promover a cooperação internacional.
Conheça o documento completo original do Programa de Ação de Nova Deli.
[Fonte: Cases; Confecoop]
Be the first to comment on "Conferência Global traça o Programa de Acção de Nova Déli para o futuro cooperativo"