No Bairro do Cabeço, na Covilhã, a comunidade cigana voltou a reunir-se esta semana para limpar as ruas e o jardim. A iniciativa insere-se no projecto Bolsa Comunitária “Com Pés e Cabeço”, realizado pela Cooperativa de Intervenção Social Coolabora, que valoriza o tempo de trabalho dedicado à comunidade e permite desenvolver competências de cidadania e o sentido de comunidade.
Uniram-se “homens, mulheres, pessoas mais novas e mais velhas no trabalho comunitário para deixar uma impressão positiva da sua comunidade e ver o seu bairro limpo, contribuindo, desta forma, para a diminuição de preconceitos”, segundo a Coolabora em seu website.
A cooperativa também levou a cabo recentemente uma oficina, desta vez sobre cosméticos naturais, no âmbito do projecto “Caixa de Ferramentas para a Autonomia”, em parceria com a Santa Casa da Misericórdia da Covilhã, o Museu de Lanifícios e a UBI.
Com mais de duas dezenas de participantes, contaram com a experiência da Aldeia Sabão, onde aprenderam a fazer bálsamo labial, desodorizante e hidratantes. Este projecto foi premiado pelo programa Caixa Social, da Caixa Geral de Depósitos.