Assembleia Geral Eleitoral da ACI para os próximos cinco anos decorre a 20 de Junho em Sevilha

A próxima Assembleia Geral da Aliança Cooperativa Internacional (ACI) terá lugar na próxima segunda-feira, 20 de Junho em Sevilha, Espanha, e será acolhida pela Confederação Espanhola de Cooperativas de Trabalho (Coceta).

Em causa encontra-se a eleição do Presidente da Direcção e do Conselho da ACI, a aprovação das contas de 2021 e ainda um relatório sobre as actividades da ACI, que fará um balanço dos progressos estruturais e institucionais desde a última Assembleia Geral Eleitoral, realizada em Novembro de 2017.

Mais de 120 participantes foram ouvidos pelo actual presidente da ACI, Ariel Enrique Guarco (Cooperar, Argentina), que se candidata à reeleição. Os demais candidatos são Melina Morrison (BCCM, Austrália) e Jean-Louis Bancel (CoopFR, França).

Melina Morrison tem trabalhado para o movimento cooperativo há mais de 20 anos. Ela é chefe executiva do Conselho Empresarial das Cooperativas e Mutualistas. Dirigiu o secretariado australiano para o Ano Internacional das Cooperativas em 2013.

Jean-Louis Bancel é presidente da Coop França e presidente da fundação Credit Coopératif. Antigo alto funcionário do Ministério da Economia e Finanças francês sobre questões nacionais e internacionais, é ligado às mutualistas francesas.

As Assembleias Gerais são sempre momentos importantes na vida democrática da organização. E após dois anos de virtualização forçada, a edição de 2022 promete ser excepcional.

A agenda completa está na documentação oficial da reunião e incluirá pontos importantes para decisão, tais como a lista dos candidatos para a eleição do Conselho de Administração, juntamente com as suas biografias e vídeos, que pode ser vista aqui.

A inscrição para a Assembleia Geral é separada dos demais eventos em Sevilha e está apenas aberta aos membros da ACI. No passado dia 20 de Maio, a ACI enviou um e-mail com instruções personalizadas a cada instituição membro, explicando como registar eleitores, intérpretes e observadores. Se a sua organização não recebeu este email, contacte Gretchen Hacquard em hacquard@ica.coop.

O movimento cooperativo espanhol está a organizar um evento sobre o tema das “Cooperativas: o momento é agora!”, workshops, um jantar de gala, visitas guiadas, desde 19 a 22 de Junho. A inscrição para estes eventos adicionais tem um custo adicional e uma inscrição separada.

About the Author

Marcelo de Andrade
Editor do Diário 560. Jornalista e Fotojornalista há 25 anos.