Até domingo dia 8 decorre em Odemira o Fórum de Cooperativas Integrais, que reunem-se pela segunda vez para partilhar saberes, experiências e aprendizagens com outras organizações internacionais, e também reconhecer desafios comuns e descobrir como criar, em cooperação, soluções para as suas organizações e territórios.
A partir da aldeia de São Luís, a Regenerativa Cooperativa Integral, organizadora do evento, participa na comunidade promovendo estruturas de cooperação orgánicas e organizadas, em diversos espaços de encontro, como o Espaço Nativa e o Centro de Aprendizagem Rural Co.Re.
Entre os dias 6, 7 e 8 de outubro, a inscrição poderá ser feita neste link. O custo situa-se entre 30 a 60 euros, em formato donativo, consoante a capacidade financeira de cada participante, e inclui alojamento em campismo, com acesso a balneários.
O fórum de Cooperativas Integrais surgiu na sequência do aparecimento de várias cooperativas integrais nos últimos anos em Portugal, da vontade de criar mais sinergias entre estas, bem como auxiliar grupos que estejam em processo de criação de estruturas semelhantes nos seus territórios.
Para além da Regenerativa, diversas cooperativas estão envolvidas na organização, como a Coopérnico, Rizoma, Minga Montemor, a cooperativa de Habitação Habijamor, Coop99, dentre muitas outras.