Com o objectivo de dar a conhecer a importância do cooperativismo como forma de criar negócios e gerar valor, realiza-se de 3 a 5 de novembro a II Cimeira Internacional de Cooperativas de Língua Portuguesa (CICLP 2023).
A organização está por conta da Caixa de Crédito Agrícola e Mútuo de Torres Vedras, a Cooperativa do Povo Portuense e o Instituto Antero de Quental, que concentram as actividades no Centro Pastoral de Torres Vedras.
Em 2022, a primeira edição no Porto abriu o caminho de encontros e troca de experiências cooperativas centradas na língua portuguesa, com a participação de sete países da CPLP. Nesse ano, subordinada ao tem “Intercooperação e Trabalho em Rede”, a cimeira conta já com inscrições de representantes de cinco países, até ao fecho dessa edição.
“Acreditamos no poder da unidade, na força das comunidades e na capacidade de criar riqueza em conjunto”, afirma Paulo Jorge Teixeira, presidente da centenária Cooperativa do Povo Portuense, que relata uma participação ainda maior de inscritos de cooperativas brasileiras.
O Diário 560 estará novamente envolvido na cobertura jornalística e irá actualizar todas as informações prévias ao evento.