A Rede Animar (Associação Portuguesa para o Desenvolvimento Local) avisa que estão abertas as candidaturas aos Prémios ODSlocal. Serão distinguidos projectos com impacto relevante no avanço da Agenda 2030, “fortemente” inspiradores e com alto potencial de replicação noutros locais.
Além do importante papel de reconhecimento e notoriedade, os Prémios ODSlocal “Projetos Locais para os ODS” atribuem ainda de um apoio monetário aos vencedores de cada uma das suas categorias: Pessoas, Prosperidade e Planeta.
Podem candidatar-se entidades privadas, com ou sem fins lucrativos, e serviços locais de entidades públicas que desenvolvam actividades nas áreas do ensino, saúde, cultura ou de natureza social.
São elegíveis os projectos submetidos até 1 de Outubro de 2024, através de formulário próprio. Há um vídeo explicativo que ajudará os promotores de projetos (já existentes ou novos) a aumentar a qualidade da informação disponível e, assim, com mais possibilidades de ganhar o galardão.
A Plataforma ODSlocal é composta por decisores e técnicos municipais, agentes locais e cidadãos em relação aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) propostos pelas Nações Unidas na Agenda 2030, e conta como parceiros o CNADS (Conselho Nacional do Ambiente e do Desenvolvimento Sustentável), o OBSERVA (Instituto de Ciências Sociais, Universidade de Lisboa), o MARE (Universidade Nova de Lisboa) e a startup 2adapt. Para mais informação, consulte o Aviso 2024 dos Prémios ODSlocal.