Segundo princípio, gestão democrática pelos membros.
“As cooperativas são organizações democráticas geridas pelos seus membros, os quais participam ativamente na formulação das suas políticas e na tomada de decisões. Os homens e as mulheres que exerçam funções como representantes eleitos são responsáveis perante o conjunto dos membros que o elegeram. Nas cooperativas do primeiro grau, os membros têm iguais direitos de voto (um membro um voto), estando as cooperativas de outros graus organizadas também de uma forma democrática.”
Mais uma vez os princípios cooperativos levam-nos para uma acção.
Acção esta levada a cabo pelos seus membros, a gestão.
A gestão das cooperativas é um processo de todos os cooperadores. Todos têm a responsabilidade de participar ativamente na gestão da sua cooperativa. Através da Assembleia Geral, órgão máximo da cooperativa, todos os cooperadores devem fazer uso do seu direito (eu diria, dever) de participar ativamente na gestão da cooperativa.
Essa participação é feita de forma democrática, através da votação. Votação esta que consequentemente levará a maiorias, que por sua vez darão lugar às decisões mais importantes da cooperativa.
A votações mais importante em assembleia geral é a eleição dos órgãos de gestão, nomeadamente o conselho de administração, a mesa da assembleia geral e o conselho fiscal ou fiscal único.
Estes órgãos têm a seu cargo vários direitos e deveres, de acordo com os estatutos da cooperativa e/ou do código cooperativo, mas dos mais importantes é a representação da cooperativa e dos seus cooperadores bem como a gestão corrente da cooperativa.
Assim e seguindo a linha do artigo anterior, podemos depreender que a responsabilização e a acção continuam a ser pontos basilares do movimento cooperativo.
Ao colocar a gestão da cooperativa na mão dos cooperadores, através da “casa da democracia” a assembleia geral, todos os cooperadores são responsabilizados pela cooperativa, seu funcionamento, rumo, vitórias e derrotas. Contrariando a ideia de que somos alheios ao que os “decisores” decidem!
Todos são responsáveis e responsabilizados!