A Confederação Cooperativa Portuguesa (ConfeCoop) emitiu um comunicado a todas as cooperativas subscritoras, no sentido da mobilização, no âmbito dos princípios cooperativos de intervenção na comunidade, em apoio às vítimas das tempestades que assolaram sobretudo a Zona Centro do país, desde a última semana de Janeiro. Leia a íntegra da nota e apoie, se a sua cooperativa tiver meios para tal.
Na sequência da intempérie que assolou a Zona Centro do país na última semana, provocando uma situação de calamidade com impactos severos em comunidades, habitações e infraestruturas locais, vimos por este meio apelar à mobilização solidária do movimento cooperativo.
Pela sua natureza e pelos valores que o orientam, nomeadamente a solidariedade, a ajuda mútua e o compromisso com as comunidades, entendemos que as cooperativas estão particularmente bem posicionadas para dar uma resposta concertada com as necessidades no terreno.
Neste sentido, identificam-se como prioritárias as seguintes formas de apoio:
- Água e bens alimentares não perecíveis;
- Lonas, telhas e outros materiais de cobertura;
- Cimento e materiais básicos de construção;
- Geradores e outros equipamentos essenciais ao restabelecimento de condições mínimas de funcionamento.
A disponibilidade para apoiar deverá ser manifestada mediante o envio da respectiva informação para o endereço de correio electrónico, indicando o tipo de apoio possível e, sempre que aplicável, a respectiva quantidade ou condições de disponibilização.
Caso o apoio se concretize através de contributos monetários, essa intenção deverá igualmente ser sinalizada para o mesmo endereço, de modo a possibilitar o envio de informação detalhada e transparente relativamente aos procedimentos, canais oficiais e mecanismos de afetação dos recursos.
Acreditamos que uma resposta articulada das cooperativas poderá fazer uma diferença significativa neste momento crítico, reforçando o papel do setor enquanto agente ativo de coesão social e territorial.
