A Assembleia Geral das Nações Unidas adotou a Resolução A/RES/80/182, reconhecendo o papel vital das cooperativas na promoção do desenvolvimento económico e social inclusivo em todo o mundo. Após o sucesso dos Anos Internacionais das Cooperativas em 2012 e 2025, a resolução “exorta à proclamação de um Ano Internacional das Cooperativas a cada 10 anos […] para incentivar o aproveitamento eficaz do modelo empresarial cooperativo para promover o desenvolvimento social e económico”.
A resolução foi adotada em 15 de dezembro de 2025, e publicada esta semana no website da ONU. Está disponível em todos os seus idiomas oficiais.
O texto destaca as contribuições específicas das cooperativas para os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), em particular a melhoria das condições sociais e económicas dos povos indígenas, das comunidades rurais e das populações vulneráveis, promovendo simultaneamente a inclusão financeira e o desenvolvimento económico local.
As cooperativas, em suas diversas formas, “promovem a participação mais plena possível no desenvolvimento económico e social das comunidades locais e de todas as pessoas”, afirma a resolução, e contribuem directamente para a erradicação da pobreza e da fome, a inclusão social, a igualdade de género e a adaptação e mitigação das mudanças climáticas.
Na sequência do sucesso do Ano Internacional das Cooperativas (AIC) de 2025, a resolução da ONU apela aos governos para que reforcem o apoio às cooperativas através de:
- Melhoria dos quadros legais e regulamentares
- Acesso facilitado ao capital e tributação justa
- Apoio às cooperativas agrícolas e financeiras
- Acesso digital ampliado
- Fortalecimento da pesquisa, da coleta de dados e da conscientização pública
- Promoção da igualdade de género na participação e na liderança.
A resolução também insta os governos, as organizações internacionais relevantes, as agências especializadas e as organizações cooperativas locais, nacionais e internacionais a continuarem a celebrar anualmente o Dia Internacional das Cooperativas (CoopsDay), no primeiro sábado de Julho, conforme proclamado pela Assembleia Geral na sua resolução 47/90.
“Em tempos de crise ambiental, desigualdade e desconfiança global, as cooperativas provam que é possível produzir e distribuir riqueza sem exclusão, cuidar do meio ambiente e fortalecer os laços sociais”, disse Ariel Guarco, presidente da Aliança Cooperativa Internacional.
“Esta resolução da ONU para declarar um Ano Internacional das Cooperativas a cada década dá ao nosso movimento um optimismo renovado para além de 2025.”
Jeroen Douglas, Diretor-Geral da Aliança Cooperativa Internacional, acrescentou: “É raro que tanto 2012 quanto 2025 sejam declarados Anos Internacionais das Cooperativas, já que a ONU geralmente não repete os temas anuais designados. Portanto, este ciclo decenal representa um imenso reconhecimento global das contribuições duradouras das cooperativas para um mundo mais justo e equitativo. O lema de ambos os Anos Internacionais das Cooperativas – ‘As cooperativas constroem um mundo melhor’ – captura a essência da missão do nosso movimento. Agradecemos ao governo da Mongólia por ter sido a força motriz por trás tanto dos Anos Internacionais das Cooperativas quanto desta nova proclamação.”
A ONU reconhece há muito tempo o movimento cooperativo como um parceiro fundamental para o aprimoramento do desenvolvimento social e o modelo como adequado para alcançar os ODS. A Assembleia Geral da ONU adota resoluções sobre cooperativas no desenvolvimento social desde a década de 1950 e sistematicamente a cada dois anos desde 1992.
Em Abril de 2023, a ONU aprovou a primeira resolução sobre a promoção da economia social e solidária para o desenvolvimento sustentável.
