Estudantes de Literaturas em Língua Portuguesa, disciplina opcional no Ensino Secundário, que frequentam o Liceu Amílcar Cabral, em Santa Catarina, Cabo Verde, participaram no programa escolar da exposição “Voltar aos Passos que Foram Dados 1922-2022”, no Centro de Língua Portuguesa na Cidade da Praia.
O programa escolar orientado por Neila Fonseca (Programa Fernão Mendes Pinto) e Sónia Silva, sob coordenação científica e pedagógica de Mariana Faria, decorreu no Centro de Língua Portuguesa na Cidade da Praia e proporcionou momentos de leitura e análise de um corpus selecionado da obra saramaguiana.
A Organização esteve a cargo da Fundação José Saramago, Instituto Camões e da Universidade de Cabo Verde, com uma visita orientada à exposição e a realização de jogos didáticos sobre a vida e a obra de José Saramago.
Participaram três turmas que estudam na área de Humanística, e que propuseram, igualmente, atividades especialmente dedicadas à celebração saramaguiana, declamando textos selecionados de “Provavelmente Alegria” e partilhando canções em português.
(Fonte: Instituto Camões)