O ministro dos Negócios Estrangeiros japonês, Takei Shunsuke, reafirmou esta semana o compromisso do Japão em fortalecer a cooperação bilateral com Timor-Leste. Shunsuke é o primeiro governante a deslocar-se ao Timor-Leste desde a tomada de posse, no sábado passado, do novo Governo.
A cooperação, que abrange o acesso ao mercado de trabalho japonês de trabalhadores timorenses, foi enaltecida em encontro que o emissário japonês manteve com o primeiro-ministro, recém empossado, Xanana Gusmão.
Também no âmbito da visita oficial, e em conversa com o presidente timorense, José Ramos-Horta, o dirigente nipónico falou sobretudo sobre compromissos em áreas como a formação de recursos humanos, mas também o apoio à adesão do Timor-Leste à Associação de Nações do Sudeste Asiático (ASEAN).
O chefe da diplomacia japonesa reiterou a disponibilidade do país “relativamente ao programa de formação técnica e estágios técnicos para trabalhadores timorenses que vão trabalhar no Japão”, e esclareceu que o governo japonês começou já os preparativos para um grupo inicial de 11 pessoas.
“Japão e Timor-Leste são parceiros na região do indo-pacífico, e partilhamos valores como liberdade, democracia, direitos humanos e Estado de direito”, afirmou Shunsuke à comunicação social, durante este encontro de cooperação bilateral, também em setores como o desenvolvimento económico, segurança e defesa.
(Fonte: governo do Timor-Leste/agências)