Mesa Redonda cooperativa na Covilhã debate desafios da Habitação

No próximo sábado, dia 19 de Outubro, o movimento Cova da Beira Converge realiza o encontro “Desafios da Habitação na Cova da Beira”, que terá lugar no Museu dos Lanifícios (Real Fábrica Veiga, Caminho do Biribau), na Covilhã.

Este 20º encontro é realizado em parceria com a Cooperativa Viver na Aldeia, e terá início pelas 16 horas com uma mesa redonda, com Ricardo Nabais (Viver na Aldeia), Vera Antunes, chefe da Área de Planeamento do Munícipio do Fundão, Pedro Seixo Rodrigues, fundador do espaço de cowork A Tentadora e do festival de arte urbana Wool, e do jovem Francisco Oliveira, do movimento “Covilhã a Marchar”.

Intervenções na terrinha
Ricardo Nabais é considerado uma figura activa na revitalização e dinamização do concelho, o que o levou a criação da Cooperativa Viver na Aldeia, uma iniciativa que busca promover a recuperação de casas e atrair tanto visitantes como potenciais novos habitantes para a região, com uma visão de “revitalizar as aldeias e criar um futuro sustentável para estas comunidades.”

Vera Antunes é uma economista que consolidou-se como técnica superior na área do planeamento e gestão de projectos públicos. Nomeada em 2020 para o cargo de Chefe de Área de Planeamento do Fundão, tem coordenado projectos estruturais para o desenvolvimento da região, com recurso a financiamentos nacionais e comunitários.

O colectivo Cova da Beira Converge promete um formato da mesa redonda participativo e aberto a partilha, opinião e perguntas. As inscrições, para quem tiver disponibilidade de um dia “montanhoso” podem ser feitas nesta ligação.

About the Author

Marcelo de Andrade
Editor do Diário 560. Jornalista e Fotojornalista há 35 anos.