Dia da Mulher: Coolabora realiza eventos na Covilhã

A CooLabora realiza uma iniciativa que assinala o Dia Internacional das Mulheres na Covilhã, neste próximo dia 8 de Março.

O programa inclui uma marcha entre o Jardim Público e as Portas do Sol, um evento nas Portas do Sol com várias performances e termina com um debate em que temas como a violência obstétrica, os desafios das mulheres migrantes, entre outros, “de uma forma participativa”, de acordo com a nota-convite.

Numa organização conjunta entre a CooLabora, a Associação Cultural CISMA, o Movimento Covilhã a Marchar e o PsicUBI, a iniciativa pretende criar reflexão, reivindicação e celebração do activismo que une mulheres e homens “nesta luta que continua longe do fim”.

Recorde-se que em Portugal, entre 1 de Janeiro e 15 de Novembro de 2022, foram 22 as mulheres vítimas de femicídio em contexto de relações de intimidade. No que diz respeito às tentativas, contabilizaram-se no mesmo período 35 tentativas de femicídios nas relações de intimidade. Estes são os dados do Observatório de Mulheres Assassinadas e são também os dados que nos fazem reforçar o convite para que se junte a esta iniciativa.

A iniciativa é financiada pelo Programa Cidadãos Ativ@s, gerido em Portugal pela Fundação Calouste Gulbenkian e pela Fundação Bissaya Barreto.

About the Author

Da Redacção
Conteúdos apurados pela Redacção do Diário 560, com auxílio de colaboradores e agências.