O ponto de partida da delegação cooperativa do Brasil que se encontra durante esta em Portugal foi a inauguração do Gabinete de Negócios Cooperativos Portugal-Brasil, nesta segunda-feira 24, na sede da Cooperativa do Povo Portuense, no Porto.
De seguida estiveram na Escola Artística e também na Escola Profissional Árvore, tendo seguido rumo a Paredes, onde visitaram A Celer – Cooperativa de Eletrificação de Rebordosa, “uma cooperativa de energia única e especial”, segundo Paulo Jorge Teixeira, da Povo Portuense, anfitriã da delegação.
Para Remy Gorga Neto, presidente da OCB do Distrito Federal, a proximidade entre os países é viabilizada pela língua, e “pretendemos trazer a dinâmica do movimento cooperativo brasileiro para Portugal”, aliado “aos valores históricos e a viabilização de mercados para as oportunidades para as cooperativas”.

Um jantar aproximou os visitantes com personalidades do Norte, com a presença do delegado da CASES, Manuel Maio, o vereador Fernando Paulo, o autarca do Bonfim João Aguiar, o vice-presidente da CCDR-N Paulo Ramalho e mais uma dezenas de representantes de cooperativas do Norte.
A delegação brasileira é composta por membros da Organização das Cooperativas do Brasil no Distrito Federal (OCB-DF), o próprio Sistema OCB e da Central EDC – Energia das Cooperativas. A visita faz parte de um roteiro de intercâmbio no âmbito dos preparativos para a Cimeira Internacional de Cooperativas de Lingua Portuguesa, que na terceira edição terá lugar em Brasília, entre 19 e 21 de Maio. Nesta terça-feira o grupo visita o Palacio da Bolsa (Associação Comercial do Porto – ACP)