Cooperativas discutem Inovação no sector agroalimentar no Fundão

Arranca nesta quinta-feira, e prossegue até ao dia 6 de Julho, a Feira de Inovação Agrícola do Fundão, que nesta 4.ª edição será subordinada ao tema “O Papel da Robótica, IA e Big Data na Agricultura” e irá contar com expositores e as mais modernas soluções de mecanização e robótica.

A Confederação das Cooperativas Agrícolas e de Crédito Agrícola (Confagri) volta ao certame, e destaca a conferência “Inovação no Sector Agrícola: Uso de dados para melhorar a gestão de culturas”, com Domingos Godinho (responsável do Departamento de Sustentabilidade, Inovação e Qualidade da Confagri), no dia 5 de Julho.

Ainda no mesmo dia, no pavilhão Octógono, estará em debate o tema “Água, Sustentabilidade e Inovação no Sector Agroalimentar”, com Cláudio Heitor (pela Confagri), Javier Fernández (John Deere Europe), Blanca Benito Padilla (da VINAI), Jorge Blanco (da X Farm) e Pedro Neto (pelo município do Fundão).

Mais tarde, pelas 12h15, terá lugar a conferência “Renovação Geracional e Género no Mundo Agrário” com Domingos Godinho (pela Confagri), Lara Neira (da NIGAL), Catarina Cavaco (Odiana), Julia Romero Blanco e Cátia Pinto (Associação dos Jovens Agricultores de Portugal).

O evento é organizado pelo Centro Agrotech do Fundão, a Associação Portuguesa de Criadores de Bovinos da Raça Limousine (ACL), o Centro Operativo e Tecnológico Hortofrutícola Nacional (COTNH), INOVTECHAGRO – Centro Nacional de Competências para a Inovação Tecnológica do Setor Agroflorestal, a Ovibeira – Associação de Produtores Agropecuários, a GOFAR – Global Organization For Agricultural Robotics, a Fundação Europeia para a Inovação e Aplicação de Tecnologia e a Escola Superior Agrária de Castelo Branco (ESA-IPCB).

About the Author

Da Redacção
Conteúdos apurados pela Redacção do Diário 560, com auxílio de colaboradores e agências.