A União das Mutualidades Portuguesas (UMP) vai promover nesta sexta-feira 15 de Março, um seminário online sobre as principais alterações da revisão do Contrato Coletivo de Trabalho das Mutualidades, celebrado no último dia 8 de Março, com a Federação Nacional da Educação (FNE) e outros 16 sindicatos da União Geral dos Trabalhadores (UGT).
O webinar será dinamizado pelo Gabinete Jurídico da UMP, e dirige-se às associações mutualistas. A participação é gratuita, no entanto sujeita a inscrição prévia, mediante preenchimento de um formulário.
Este acordo de revisão do Contrato Coletivo de Trabalho das Mutualidades “assegura condições laborais justas para os trabalhadores e condições sustentáveis para as mutualidades”, de acordo com o presidente da UMP, Luís Alberto Silva.
Atrair e reter talentos
O dirigente mutualista sublinhou que a revisão desta convenção coletiva está alinhada pelos objectivos da agenda para o trabalho digno, ao “valorizar o trabalho, criar condições atractivas para a entrada de jovens nas mutualidades, proporcionar um ambiente que retenha talento e, acima de tudo, ao reconhecer o compromisso exemplar dos trabalhadores com a missão e valores das associações mutualistas”.
Em nome da FNE, José Ricardo Coelho realçou que “este acordo valoriza o diálogo bipartido entre empregadores e sindicatos e promove um reforço das relações de trabalho dentro das mutualidades”.
Segundo a última edição da Conta Satélite da Economia Social, o universo das associações mutualistas gera um valor acrescentado bruto superior a 327 milhões de euros, suportando mais de um terço dos impostos pagos ao Estado pelo setor da Economia Social.