Portugal registou um número recorde de casos de infecção do vírus covid-19 esta semana, com sete mortes e mais de 2 mil novos casos confirmados. É a primeira vez que se regista mais de 2 mil confirmações diárias desde o início da pandemia.
Na última semana, os casos de infecção nos concelhos de Felgueiras, Lousada e Paços de Ferreira, ao norte do país, atingiram mais 944 pessoas.
O “Estado de Calamidade” foi decidido em Conselho de Ministros desde 15 de Outubro, o que tem ocasionado muita polémica, como a obrigatoriedade da instalação de uma aplicação em telemóveis de identificação de casos (Stayaway Covid).
O número total de casos de contágio pelo vírus Sars CoV-2 (covid-19 ou coronavirus) ultrapassou este sábado 17 de outubro os 39 milhões, com mais um milhão apenas nos últimos quatro dias, segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), que registou mais 234.058 nas últimas 24 horas.
A capacidade de detecção aumentou em todo o mundo, o que faz com que se registem mais casos positivos que antes passavam despercebidos, indica a OMS. Em todo o mundo, as mortes já chegam aos 1099 milhões.
Os Estados Unidos da América não estão a conseguir reduzir a circulação do novo coronavírus. Nas últimas 24 horas registaram mais 63 mil casos, o que a OMS considera uma crise sanitária.
A Índia é o segundo país onde a pandemia mais aumenta, com mais 62 mil casos em um único dia.
A França é, neste momento, o terceiro país com maior aumento no número de infecções, com 30 mil casos diários, o que obrigou o governo a tomar medidas extremas, como o recolher obrigatório em Paris.
Be the first to comment on "Segunda vaga da pandemia de Covid-19 obriga governo português a adoptar medidas polémicas"