São Tomé e Príncipe tem semana de muita actividade em Educação, Cinema e ODS pela ONU

Cinema:

São Tomé e Príncipe realiza até este sábado 29 de Outubro a quinta edição do São Tomé Festfilm (STFF). Este festival internacional de Cinema de São Tomé e Príncipe foi anunciado em 25 de Outubro, no Centro Cultural Português, em conferência de imprensa.

Em competição estão quatro curtas-metragens realizadas por jovens realizadores santomenses, como resultado do projecto São Tomé Film Lab. Os filmes têm estreia nesta sexta-feira 28, no Centro Cultural Português, com início às 17:30, horário local.

O São Tomé Film Lab é financiado pelo projecto “Créer em Afrique Centrale”, que por sua vez é co-financiado pelo programa ACP – UE Cultural, uma iniciativa conjunta da União Europeia e da Organização dos Estados África, Caraíbas e Pacífico.

Para divulgar e dar a conhecer as novidades e actividades programadas para esta edição, o diretor do São Tomé Fest Film Hamilton Trindade afirmou durante a conferência de impresa que “uma das grandes novidades deste ano: nós conseguimos ter quatro curtas-metragens nacionais e também presença de outros filmes do continente africano”, citado pela Zunta Clocon.

Educação:

No âmbito do acordo celebrado entre São Tomé e Príncipe e a Conferência dos Ministros da Educação dos países africanos francófonos e malgaxes (CONFEMEN), a Ministra da Educação e Ensino Superior recebeu na manhã esta semana uma equipa de consultores Internacionais do PASEC.

PASEC é um modelo de avaliação da CONFEMEN que permite medir as competências dos alunos na língua portuguesa e na matemática, no início e no final do Ensino Básico com a pretensão de comparar os resultados entre os diversos países membros da CONFEMEN.

Esta equipa esteve em São Tomé para missão de Identificação e Preparação de PASEC2024, tendo como o foco as necessidades, expectativas e os recursos necessários para a implementação efetiva do PASEC2024. Esta missão teve igualmente como objectivo finalizar uma convenção que servirá de referência para o acordo de parceria, a ser assinado entre São Tomé e Príncipe e a CONFEMEN.

Objectivos de Desenvolvimento Sustentável:

No âmbito das celebrações da Semana das Nações Unidas, foi lançada esta semana a primeira edição do Prémio Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS).

A iniciativa distinguiu 17 projetos, instituições ou individualidades que contribuem para os ODS. O Prémio ODS pretende anualmente reconhecer e encorajar iniciativas para alcançar estes objectivos, encorajar e inspirar o sector privado e a sociedade civil a alcançar os ODS, bem como difundir a importância da Agenda 2030.

Os premiados, entre instituições e personalidades foram:

Belizardo Neto; Associação Apoio à Vida; Associação Santomense de Mulheres Juristas; Missão Dimix; Associação dos Psicólogos; Duval Camplé; ONG Marapa; Alda Maria dos Santos; Maria de Fátima; Associação das Mulheres Empreendedoras de Vista Alegre; HBD Príncipe; CST – Companhia Santomense de Telecomunicações; AJURT – Associação Jovens Unidos Rumo ao Trabalho; ARCOS-STP – Associação Rumo ao Comportamento Saudável; Associação dos Taxistas; HELPO; Fundação Filhos de São Tomé.

About the Author

Marcelo de Andrade
Editor do Diário 560. Jornalista e Fotojornalista há 35 anos.

Be the first to comment on "São Tomé e Príncipe tem semana de muita actividade em Educação, Cinema e ODS pela ONU"

Leave a comment

Your email address will not be published.


*