A UNICEF fez esta semana a entrega de um lote de medicamentos e equipamentos para saúde materna e infantil ao ministro da Saúde de São Tomé e Príncipe. À frente da delegação esteve presente a representante adjunta Maria Vittoria Ballotta.
Em declarações à RTP, Ballotta alertou aos cuidados necessários contra abusos sexuais às crianças, que encontram-se ainda em confinamento, fora das escolas, e restritas ao convívio familiar.
Quanto ao lote de medicamentos, estão incluídos amoxicilina, paracetamol, metronidazol, cotrimoxazol, salbutamol, sulfato ferroso, dentre outros, e ainda balanças electrónicas mãe/filho.
Esta acção insere-se no quadro da resposta das Nações Unidas, através da UNICEF, à solicitação do governo santomense de continuar a garantir a continuidade dos serviços essenciais às crianças de São Tome e Príncipe, reduzindo deste modo os impactos à vida das mulheres e crianças do país neste período de pandemia.
Esta acção esta estimada em cerca de 10 mil dólares e os materiais foram entregues ao Programa de Saúde Reprodutiva do Ministério da Saúde.
No quadro do apoio da ONU ao diagnóstico do COVID-19 no país, foi enviado no voo de regresso um grupo de amostras para serem testadas no laboratório em Gana.
Por outro lado, ainda como resposta ao COVID-19 foram feitas encomendas de concentradores de oxigénio, equipamentos médicos e rádios solares. (Com informações da STP Press)
Be the first to comment on "Representante da UNICEF vai a São Tomé e Príncipe e alerta para abusos sexuais"