A eurodeputada Isabel Carvalhais apresentou esta semana o relatório sobre a “Renovação Geracional na Agricultura”, no Parlamento Europeu. Na sua intervenção, Isabel Carvalhais afirmou que “a renovação geracional é vital para a sustentabilidade social, económica e ambiental das zonas rurais na Europa.”
Nas suas notas de intervenção, Carvalhais relembrou que os obstáculos ao acesso à actividade agrícola foram há muito identificados. O acesso à terra, o acesso ao financiamento, o acesso aos mercados e a uma remuneração justa pelo trabalho realizado, o acesso ao conhecimento e à formação, estão entre os obstáculos mais relevantes.
Isabel Carvalhais, eurodeputada socialista e membro da Comissão de Agricultura e Desenvolvimento Rural do Parlamento Europeu é a relatora da iniciativa, dedicada à renovação geracional na agricultura. O relatório está em elaboração no Parlamento Europeu, tendo a deputada apresentado o seu projeto esta semana.
O documento apresentado encontra-se estruturado em 4 eixos: avaliação do contexto geracional do sector agrícola na UE; identificação dos desafios e recursos disponíveis; apresentação de propostas de ação política; e um eixo desenhado com olhos postos no futuro, a pensar no próximo período de programação financeira.
Para Carvalhais, a agricultura é “mais do que um trabalho, é um modo de vida, mas tem de ser uma opção que garanta um rendimento justo e digno e uma qualidade de vida adequada, para os agricultores e suas famílias. Esta é uma condição básica”, afirmou o seu gabinete ao Agroportal.
A parlamentar pediu que a Comissão Europeia e os Estados Membros integrem de forma horizontal a dimensão dos jovens agricultores e dos jovens rurais tanto no desenho como na implementação de políticas e de instrumentos de financiamento. Muitas destas iniciativas no espaço europeu e na CPLP tem soluções cooperativas.
(Fonte: Confagri e Agroportal)