Reino Unido: Terceiro maior Jornal britânico é agora uma cooperativa de trabalhadores

Os funcionários do jornal “The Canary”, o Canário, dizem que “derrubaram” a administração da empresa de notícias de esquerda e agora estão administrando a editora como uma cooperativa de empregados.

Os trabalhadores do local dizem que agora o periódico é administrado por uma nova empresa, limitada por garantia, “Canary Workers’ Co-op Ltd”, da qual todos os funcionários são directores.

O anúncio desta aquisição terá sido na segunda-feira, 3 de outubro, quando comunicaram que o canal “está comemorando hoje, depois de derrubar seus chefes e relançar como Cooperativa dos Trabalhadores dos Canários”.

Segundo a autora da “Canaries”, Maryam Jameela, escreveu em um artigo no site que já a partir Junho, já operavam “como um grupo de trabalhadores, administramos a empresa como uma cooperativa”.

Outro autor, Steve Topple, afirmou que “após a saída de um ex-director, no início do ano, os membros da equipe tiveram acesso a sistemas anteriormente restritos”.

De acordo com a equipa do Canary, quando tiveram acesso aos “sistemas restritos” encontraram evidências de “desigualdades grosseiras e má gestão grosseira que eram desenfreadas na empresa”.

Topple também disse que houve falhas no gerenciamento do banco de dados de membros do site e que, em geral, havia uma “cultura de hierarquia e narcisismo”.

“A manifestação física disso foi um negócio caótico e em colapso”, disse ele.

Sob o novo sistema, os funcionários dizem que “temos uma estrutura horizontal que permite a tomada de decisão colaborativa. Todos recebemos licença médica com salário integral. E todos recebem a mesma taxa de pagamento de 13,7 euros por hora.”

(Fonte: Press Gazette)

About the Author

Marcelo de Andrade
Editor do Diário 560. Jornalista e Fotojornalista há 35 anos.

Be the first to comment on "Reino Unido: Terceiro maior Jornal britânico é agora uma cooperativa de trabalhadores"

Leave a comment

Your email address will not be published.


*