Há 98 anos, o dia 7 de Setembro de 1922 marcou a primeira transmissão de rádio no Brasil, que ocorreu simultaneamente à exposição internacional em comemoração ao centenário da Independência do Brasil, inaugurada pelo presidente Epitácio Pessoa.
O então discurso do presidente, em meio ao clima festivo do evento, abriu a programação da exposição, tornada possível por meio de um transmissor de 500 watts, fornecido pela empresa norte-americana Westinghouse e instalado no alto do Corcovado, no Rio de Janeiro.
Apenas 80 receptores espalhados na capital e nas cidades fluminenses de Niterói e Petrópolis acompanharam a transmissão experimental, que teve ainda música clássica, incluindo a ópera O Guarani, de Carlos Gomes.
À frente da iniciativa estava o cientista e educador Edgar Roquette Pinto, considerado o pai da radiodifusão brasileira. “Segundo o depoimento do próprio Roquette Pinto, praticamente ninguém ouviu nada da transmissão, porque o barulho da exposição era muito grande”, conta o historiador Milton Teixeira. “Os alto-falantes eram relativamente fracos, mas mesmo assim causou uma certa sensação a transmissão do discurso do presidente Epitácio Pessoa e das primeiras músicas”, diz. (Por Paulo Virgílio, Agência Brasil; Edição: Marcelo de Andrade)
Leia o texto completo, publicado em 2012.
Be the first to comment on "Primeira transmissão de rádio no Brasil decorreu na data nacional"