O chefe da Missão de Observação Eleitoral da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (MOE da CPLP) às Eleições Gerais em Angola, o ex-Presidente da República de Cabo Verde, Carlos Fonseca, mostrou-se confiante na realização das eleições, e prevê um ambiente normal, acentuado de uma disputa política, democrática e entusiasmante.
Carlos Fonseca, em declarações à imprensa, no final de um encontro com o presidente da Assembleia Nacional, Fernando da Piedade Dias dos Santos, afirmou que o ambiente que se vive no país é um indicador de que o pleito vai acontecer de forma pacífica e ordeira.
“Estou em Angola há alguns dias, e, pelo que tenho observado, o ambiente, de forma geral, é de entusiasmo, festa, disputa e de concorrência democrática”, referiu aos jornalistas. José Carlos Fonseca avançou que a missão assistiu alguns comícios e manteve encontros com várias forças políticas concorrentes e com a Comissão Nacional Eleitoral (CNE).
“Todos estes elementos fornecem dados […] muito importante para Angola, tendo em conta o percurso de consolidação da Democracia e o aprimoramento do Estado de Direito”, enfatizou Carlos Fonseca, e acrescentou que a Missão de Observação Eleitoral da CPLP quer contribuir de uma forma “consentânea com os limites das competências das missões de observação eleitoral e para que o processo decorra com tranquilidade, normalidade e que os resultados representem a vontade do povo”.
Cerca de 14 milhões de cidadãos estão aptos a votar nesta quarta-feira 24 de Agosto, e mais 7.600 mil angolanos registados, a viver em Portugal.
(Fonte: Jornal d’Angola)
Be the first to comment on "Missão de Observação da CPLP confiante no pleito eleitoral em Angola"