Ministro da Agricultura responde repto da Confagri e visita sede

Em resposta à preocupação manifestada pela Confederação das Cooperativas Agrícolas e de Crédito Agrícola (Confagri) em relação à insuficiente prorrogação do prazo do Pedido Único de Ajudas, o ministro da Agricultura e Pescas visitou a sede da Confederação, em Lisboa, ainda na sexta-feira 7.

O ministro José Manuel Fernandes esteve acompanhado de Rui Martinho e Fátima Leitão, respectivamente presidente e directora do Departamento de Gestão e Controlo Integrado, do Instituto de Financiamento de Agricultura e Pescas (IFAP), para avaliar a actual situação das candidaturas.

O ministro teve mesmo oportunidade de visitar o Balcão Verde da Confagri e conversar com alguns dos técnicos que trabalham directamente na submissão das candidaturas dos agricultores aos apoios financeiros, após ter reunido com responsáveis da Confagri em relação à necessidade de desburocratizar o processo e de prolongar, novamente, o prazo das candidaturas.

A Confagri havia já alertado ao ministério por diversas vezes, acerca de um conjunto de propostas que visam desburocratizar o processo de Pedido Único (PU) para a campanha 2024, no âmbito do Plano Estratégico da Política Agrícola Comum (PEPAC).

A confederação afirmou em nota que “pretende continuar a expor as necessidades dos agentes do sector agrícola a fim de garantir que nenhum agricultor é prejudicado devido a questões burocráticas”.

About the Author

Da Redacção
Conteúdos apurados pela Redacção do Diário 560, com auxílio de colaboradores e agências.