Manifesto para envolver jovens agricultores em cooperativas europeias é debatido em Espanha

A Confederação Europeia das Cooperativas Agroalimentares (Cogeca) e diversas cooperativas agroalimentares de Espanha realizaram o fórum empresarial “Futuro da Agricultura: A Importância das Cooperativas no Cultivo da Nova Geração de Jovens Agricultores”, dias 9 e 10 de Novembro, em Tarragona.

Mais de 250 jovens agricultores e pecuaristas de diferentes países da União Europeia partilharam neste Fórum a sua visão do sector, bem como as suas exigências para garantir o futuro da sua profissão, responder às expectativas dos consumidores e garantir o bom funcionamento da cadeia alimentar.

Manifesto
Ao final do evento, foi anunciado para os próximos meses a publicação do Manifesto de Tarragona, um conjunto de objectivos colectivos centrados na forma como as cooperativas podem apoiar novos agricultores. 

O documento definirá os principais objectivos para apoiar o desenvolvimento profissional dos jovens agricultores, fornecendo apoio financeiro aos seus projectos e incentivando a sua participação na governação cooperativa.

Sem jovens nas cooperativas não há futuro
“Devemos reconhecer que o futuro da agricultura e pecuária europeias está ligado ao futuro dos jovens”, disse na abertura Christian Høegh-Andersen, vice-presidente da Cogeca. “Se apostarmos nas cooperativas e aproveitarmos ao máximo o seu potencial, podemos garantir a mudança geracional e assegurar um futuro sustentável no setor agrícola”, concluiu o dirigente cooperativo.

O ministro espanhol, e presidente do Conselho de Agricultura e Pescas da UE, Luis Planas recordou que uma das prioridades políticas em Espanha é promover a mudança geracional, juntamente com a igualdade de género, a digitalização e a inovação, para revitalizar o ambiente rural.

O governante mostrou-se convencido de que o sistema cooperativo agroalimentar oferece oportunidades de futuro aos jovens europeus, “por se tratar de um setor muito competitivo, que tem uma vocação de vanguarda na incorporação de inovações nos seus processos produtivos”, e sublinhou ainda a necessidade de os jovens receberem um “rendimento justo e digno” pelo seu trabalho.

Debates e experiências
O evento também contou com a presença de Maciej Golubiewski, chefe de gabinete do Comissário para a Agricultura da UE, Ramón Armengol, presidente da Cogeca, e Ángel Villafranca, presidente das Cooperativas Agroalimentares de Espanha.

Durante o fórum, representantes de várias cooperativas agrícolas europeias apresentaram as suas experiências e exemplos concretos das estratégias para aumentar a participação dos jovens agricultores e pecuaristas na atividade agrícola e nos órgãos sociais das cooperativas.

Os participantes visitaram ainda a cooperativa de arroz Arrossaires del Delta de l’Ebre, uma sociedade com mais de 150 anos de história e quase 2.000 membros dedicados ao cultivo do arroz. (Fonte: Economia Social Europa)

About the Author

Da Redacção
Conteúdos apurados pela Redacção do Diário 560, com auxílio de colaboradores e agências.

Comments are closed.