Lula da Silva pretende garantir que mulher ganhe o mesmo que homem no Brasil

O presidente da Repúblical, Luiz Inácio Lula da Silva, discursa para apoiadores no Festival do Futuro.

No terceiro discurso no dia da posse, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva defendeu a distribuição igual de direitos entre os géneros. Em pronunciamento de sete minutos, Lula afirmou que trabalhará para reduzir as diferenças salariais entre homens e mulheres.

Temos que garantir que a mulher ganhe o mesmo salário que o homem. Temos que garantir que a mulher esteja onde quiser, como quiser e da forma que ela bem entender, declarou Lula, após agradecer à primeira-dama, Rosângela Lula da Silva (Janja), aos artistas e aos trabalhadores do evento pela organização do festival, que reuniu cerca de 60 artistas para celebrar a posse de Lula.

O presidente também agradeceu aos eleitores, especialmente por resistirem à intolerância durante as últimas eleições. “O Brasil deve a vocês, que muitas vezes foram xingados [insultados], ofendidos, amaldiçoados só porque usavam uma camisa vermelha. Essas pessoas que nos xingavam [insultaram] se esquecem de que têm o sangue vermelho como nosso”, disse.

Lula disse que, em seu governo, buscará garantir o acesso a “coisas elementares”. “Vou trabalhar para garantir direito à escola boa e de qualidade, garantir o acesso à ciência e tecnologia e o acesso a trabalho e salário dignos”.

Evento
A cerimónia de posse dos ministros e de revogação de decretos, no Palácio do Planalto, estendeu-se além do previsto, levando a um atraso em cascata nos demais eventos.

A recepção com líderes estrangeiros no Itamaraty teve início no Ministério das Relações Exteriores por volta das 21h (horário de Brasília).

Aplausos
Acompanhado do vice-presidente Geraldo Alckmin e da primeira-dama, Lula, e por diversas vezes, o público interrompeu as falas para aplaudir o presidente e cantar o coro “olê, olê, olá, Lula”, que caracteriza as campanhas eleitorais do presidente desde o fim dos anos 1980.

Janja falou um pouco antes de deixar o palco. “Aproveitem a festa. A alegria tomou posse e não vai sair daqui mais”, declarou. No fim, ainda brincou: “Esse meu boy [o presidente Lula] é demais”.

(Fonte: Agência Brasil)

About the Author

Da Redacção
Conteúdos apurados pela Redacção do Diário 560, com auxílio de colaboradores e agências.